O Grupo Embraer divulgou o balanço dos
resultados obtidos no 1º trimestre de 2016. A seguir reproduzimos os
principais destaques e um panorama das atividades da divisão de Defesa
& Segurança (EDS) da corporação.
Em fevereiro de 2016 o jato Phenom 100
foi selecionado para realizar o treinamento dos pilotos das forças
armadas do Reino Unido em aeronaves multimotor. O contrato assinado com a
Affinity Flight Training Services prevê a aquisição de cinco aeronaves
para o programa Military Flight Training System (MFTS), do Ministério da
Defesa do Reino Unido. O contrato também inclui um pacote de serviços e
opções para aeronaves adicionais.
Contrato com a Affinity Flight Training Services prevê cinco Phenom 100 para o programa MFTS (Imagem: Embraer) |
No programa KC-390, a segunda aeronave protótipo saiu da linha de
montagem e iniciou a campanha de ensaios em solo, com o primeiro voo
programado para o segundo trimestre de 2016. Durante a FIDAE, no Chile,
foi anunciada a escolha da empresa alemã Rheinmetall Defence Electronics
and Training para desenvolver e entregar dispositivos de treinamento
para a aeronave.
Segundo protótipo do KC-390 fara voo inaugural neste trimestre. (Imagem: Agência Força Aérea) |
O SDGC deve ser colocado em órbita no início de 2017 (Imagem: Embraer) |
Recentemente, a Visiona lançou o serviço
de fornecimento e análise de imagens de satélites, por meio de uma
constelação de 22 satélites, com o objetivo de desenvolver grandes
projetos de sensoriamento remoto no Brasil e países vizinhos. Em 2016, a
Visiona já celebrou seis contratos. A Savis Tecnologias e Sistemas
realizou, em fevereiro de 2016, em conjunto com o Exército Brasileiro,
um evento de demonstração de capacidades do SISFRON, com a presença do
Ministro de Estado da Defesa, para uma comitiva composta por
Embaixadores de Países Árabes (Palestina, Catar, Líbano, Kuait, Tunísia,
Líbia, Mauritânia, Argélia, Emirados Árabes Unidos, Egito, Sudão,
Iraque, Liga Árabe, Marrocos e Jordânia). O evento foi realizado em
Dourados/MS e contou também com a participação do governador do Mato
Grosso do Sul e de outras autoridades governamentais e civis.
Com relação ao Programa F-39 Gripen NG,
da Força Aérea Brasileira, já há 47 engenheiros da Embraer D&S na
Suécia participando do processo de transferência de tecnologia assim
como os sete enviados pela Atech. O Centro de Projeto e Desenvolvimento
do Gripen NG encontra-se em construção em Gavião Peixoto (SP), com a
previsão de estar operacional ainda em 2016.
Grupo de 47 engenheiros da Embraer D&S já trabalham no Gripen NG (Imagem: Saab) |
Com relação à área de serviços e
suporte, a Embraer fechou contratos com a Affinity para suporte
logístico de pós-garantia para aeronaves Phenom 100, com a empresa Urban
Group para a revitalização do interior do Legacy 600 e com Burkina Faso
para suporte a frota dos Super Tucanos daquele país.
Em março, a Bradar assinou um contrato
com a Marinha do Brasil para o desenvolvimento do protótipo operacional
do radar GAIVOTA-S.
No 1T16, a Atech assinou três termos
aditivos: um para cinco Centros de Controle de Rotas em São Paulo, Rio
de Janeiro, Atlântico, Recife e Curitiba; e outro para o Sistema
Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA); e o terceiro
relacionado ao Programa H-XBR. A Atech também concluiu a instalação e os
testes de aceitação do sistema de controle de tráfego aéreo SAGITÁRIO
no Centro de Aproximação de São Paulo e a instalação do hardware do novo
sistema AMHS. Ambos os sistemas devem estar em operação para suporte
aos Jogos Olímpicos.
Ainda em março, a Embraer anunciou que
vai consolidar as operações das empresas afiliadas Savis Tecnologia e
Sistemas S.A. e Bradar Indústria S.A.. A decisão tem como objetivo
aumentar a geração de valor para os funcionários, clientes e acionistas.
A união da competência as duas empresas permitirá oferecer soluções
integradas com grande potencial para os mercados nacional e externo,
contribuindo para o processo de diversificação da base de clientes da
Embraer Defesa & Segurança e da ampliação do portfólio de produtos e
serviços.
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